quarta-feira, 8 de junho de 2011

Aula 6

Avarias mais comuns: Discos Rígidos:

O disco rígido não arranca e não permite qualquer acesso:
 
  • Verifique se o disco rígido está bem instalado e é compatível com o computador que está a utilizar;
  • Verifique na BIOS se o disco rígido está correctamente reconhecido e activo;
  • Actualize a BIOS para a versão mais recente, porque alguns discos rígidos mais poderão não ser reconhecidos por um computador que tenha uma BIOS mais antiga;
  • Verifique a ordem de arranque na BIOS se o disco rígido estiver disponível e certifique-se de que o disco rígido arranca antes de quaisquer outros dispositivos;
  • Se possível, ligue o disco rígido a outro computador e verifique se o mesmo erro se mantém.
  • Se o disco rígido fizer ruídos estranhos e não conseguir aceder ao disco rígido, então o seu disco rígido tem uma avaria de hardware e deve ser substituído.
  • Verifique se as ligações Master/Slave estão bem conectadas e configuradas.

O disco rígido tem erros de leitura/escrita:
  • Algumas vezes a causa dos erros de leitura/escrita pode ser um vírus. Verifique com um programa de verificação de vírus se o computador tem um vírus que possa ser a causa do problema.
  • Um sistema de ficheiros corrompido pode também originar erros de leitura/escrita. Utilize a ferramenta de verificação de erros do Windows nas propriedades da unidade e faça uma verificação do sistema de ficheiros.
  • Sectores danificados no disco rígido podem originar erros de leitura/escrita. Para verificar se o seu disco rígido tem sectores danificados, procure na Internet uma dessas ferramentas e faça uma verificação da unidade, se possível.


Disco rígido está com ruídos:
  • Se o disco rígido emitir ruídos, independente do tipo de ruídos, isso indica que o disco rígido tem um problema mecânico grave. Esses ruídos podem indicar sectores danificados, um motor avariado ou qualquer outra avaria do seu disco rígido.
  • Faça uma cópia de segurança dos seus dados, se possível, antes que a unidade tenha uma falha total o que levaria à perda de todos os dados guardados no disco rígido. Deve levar o seu computador a um ASP para fazer uma verificação do hardware.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Aula 5

Avarias mais comuns: CMOS:


O sistema perde a hora, as informações ou dá erro de bateria:

Quando o sistema perde a hora ou as informações de setup ou dá erros de bateria, isso quer dizer que a bateria está “morta”.
Nas placas actuais as são facilmente substituíveis, bastando retirar e colocar outra, mas em placas mais antigas utilizam-se por vezes baterias recarregáveis de níquel-cádmio e nesse caso teremos que nos socorrer do ferro de soldar para substituir a bateria.

A bateria só trabalha às vezes:

Por vezes a bateria trabalha bem, mas outras vezes temos erros ou as informações de setup perderam-se ou a máquina perde as horas. Grande parte das vezes isto é devido ao facto de a bateria estar a ficar fraca e a perder tensão. Pode também ser devido a um mau contacto entre a bateria e os terminais que ligam à placa principal.

O sistema perde a hora:

Às vezes trabalha tudo bem, mas o relógio não trabalha, mais uma vez é devido a bateria fraca. Algumas placas são desempenhadas de modo a desligar o relógio quando a bateria começa a enfraquecer, de modo a poupar energia e não perder as informações de setup.

A cache está avariada:

Se suspeitar de alguma falha na memória cache, experimente desliga-la no setup do BIOS. Se o problema deixar de acontecer, está visto que era provocado pela cache. Caso a causa não seja essa, e no caso de ter colocado cache nova, verifique se está a utilizar o tipo de memórias correcto ou se está devidamente colocada nos suportes.

Após a instalação de um Pentim Overdrive, a memória cache deixou de funcionar:

Por vezes, instalar um processador Overdrive pode provocar a desabilitação da cache secundária. Isso é devido a incompatibilidades entre o BIOS da placa e o Overdrive. Tente fazer um upgrade da BIOS.

O Upgrade da memória RAM parece não funcionar:

É relativamente fácil um SIMM ou DIMM de memória que compramos, estar avariado, principalmente com a quantidade do material barato que se encontra no mercado.
Mas antes de ter a certeza, há uma série de testes que podemos fazer. A primeira coisa a ver é se estamos a utilizar o tipo de memória correcto. Há placas que não aceitam, por exemplo, SIMMs EDO, principalmente as primeiras placas para Pentium. Verifique, se possível, no manual qual o tipo de memórias que a placa aceita, pois há placas que só aceitam configurações especificas.
Não esqueça que os SIMMs de 72 pinos devem ser colocados aos pares. Algumas placas para Pentium não aceitam SIMMs de fabricantes diferentes no esmo banco.
Verifique se não é necessário configurar algum jumper, principalmente se usar tipo de SIMMs diferentes, por exemplo, SIMMs de 30 pinos e de 72 pinos, ou SIMMs de 72 pinos e DIMMs.
Outras das causas que pode provocar isso é uma inadequação da velocidade do SIMM com os tempos indicados no BIOS da placa. Algumas placas mais antigas de 486 só trabalhavam com SIMMs de 80 ns, outras necessitavam de SIMM com paridade; verifique a sua BIOS, porque muitas têm a opção de desligar a paridade.

Tipos de Bios:

Phoenix:











Award:
Amibios:
PLaca Gráfica do meu computador:

Amibios: